A nova  Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, da Guarda, cuja inauguração foi sucessivamente adiada, será inaugurada no "Dia da Cidade" da Guarda., às 11h30. O edifício da nova biblioteca, do tipo BM2, apresenta-se em dois pisos. O 1º piso (r/chão), é reservado ao público infanto-juvenil com Sala de leitura e convívio informal, Sala da Hora do Conto, e àtrio de acesso.  Todos os espaços na nova biblioteca vão ter o nome de obras de Eduardo Lourenço: no caso da secção do público mais jovem, a sala será denominada de “Nós como futuro”. No mesmo piso encontramos uma Sala Polivalente denominada de “Tempo e poesia” que irá acolher debates, colóquios, projecções e exposições, e ainda um pequeno bar, acessível ao público. No segundo piso (1º andar) vai funcionar a Sala de Adultos intitulada de “A nau de Ícaro”. Esta sala está subdividida em secções de consulta de periódicos, consulta local e consulta de audiovisuais, serviços de referência e informação à comunidade, auto-formação e aprendizagem à distância. A zona está equipada com computadores, contando com 32 lugares de consulta, seis dos quais com equipamento multimédia e audiovisual. Neste mesmo piso funcionam as áreas de trabalho: os Gabinetes Técnicos e Administrativos.
  Na zona da cave vão funcionar  o Depósito central, e salas de recepção e manutenção (encadernação e restauro) de documentos, cais de carga/descarga da biblioteca itinerante, instalações sanitárias e arrumos, e a Livraria Municipal, que funcionou até à data no edifício da Câmara Municipal da Guarda. Recorde-se que esta livraria surgiu em Março de 2003 com o objectivo de proporcionar maior visibilidade aos autores e às colectividades do concelho e do distrito da Guarda com obras editadas (poesia, prosa, ficção ou história, e em forma de livros, DVDs ou CDs) A Biblioteca será composta por mais de 100 mil volumes, de diversos tipos e  em diversos suportes (livros, jornais,  revistas, CDs, DVDs,  etc) Albergará diversos Fundos de elevada importância. Destaque para o Fundo Eduardo Lourenço, que reúne maioritariamente obras pertencentes ao espólio do ensaísta (que as doou recentemente a esta biblioteca), superior a três milhares de volumes. Outros relevantes fundos serão o Fundo Antigo (que comporta, inclusive,  diversas obras do século XVIII e XIX),  e o Fundo Local e Regional. A Biblioteca localiza-se na Quinta do Alarcão, junto do Centro de Estudos Ibéricos (CEI). O mentor e principal impulsionador da criação do CEI foi Eduardo Lourenço. Eduardo Lourenço nasceu São Pedro de Rio Seco, no concelho de Almeida, distrito da Guarda. Recorde-se que as origens da Biblioteca Municipal da Guarda remontam a 1880. 
 A nova Biblioteca Municipal de Mêda (Mêda pertence ao distrito da Guarda) é do tipo BM1 e possui  secção de adultos, secção infantil, secção de periódicos, secção multimédia, Sala polivalente, áreas de trabalho (técnico e administrativo), depósito de documentos, sanitários, entre outros. Possui uma área total de 2416 m2, incluindo um parque de estacionamento subterrâneo. A biblioteca foi projectado pelos arquitectos Mário Bernardo e António Fernandez. O edifício  situa-se no Bairro do Barrocal em frente à Casa Municipal da Cultura. A biblioteca será inaugurada pelo Presidente da República, Cavaco Silva, cerca  das 16h30. 
  Estas serão a 11ª e 12ª Bibliotecas Municipais da RNBP a serem inauguradas este ano:
 
 
 A menos de um ano de eleições autárquicas verifica-se, como  era expectável, desde o último semestre um crescendo de inaugurações destes equipamentos. Esse facto pode ser aquilatado com a observação/comparação face ao volume de inaugurações em anos transactos:
   2006 - 9 inaugurações
 - Penela
 - Chaves
 - Tavira - 150ª biblioteca da RNBP
 - Vila Real
 - Alter do Chão
 - Monforte
 - Penamacor
 - Peso da Régua
 - Alvaiázere
  
  2007 - 5 inaugurações
 - Castelo Branco
 - Oliveira de Azeméis
 - Alpiarça
 - Fafe
 - Elvas
 
 
 Recorde-se que em 2005, último ano de eleições autárquicas, foram inauguradas 14 bibliotecas, todas antes das respectivas eleições, com a excepção da  Biblioteca Municipal de Ílhavo. Até às eleições autárquicas de 2009 estão previstas bastantes mais inaugurações de Bibliotecas da RNBP,  pois  tem se assistido nos últimos dois anos a sucessivos adiamentos de inaugurações de algumas bibliotecas municipais. 
  Excelentes votos para as novas Bibliotecas e respectivos profissionais!Etiquetas: Acervo Documental, Acontecimentos, Bibliotecas Públicas, Equipamento Instalações e Mobiliário, Serviços de Biblioteca  |